O que é escleroterapia para tratamento dos vasinhos?

A escleroterapia, popularmente conhecida como “aplicação” ou “secagem dos vasos", é a injeção de medicamentos no interior dos vasinhos com intuito de irritar sua superfície interna e fazer com que eles se fechem. Esta técnica é considerada o padrão-ouro do tratamento, com sua eficácia comprovada pelos anos de experiência e por muitos trabalhos científicos. É indicada para a remoção das teleangectasias e veias reticulares de fino calibre.

Como é feita a escleroterapia?

A escleroterapia é um tratamento realizado em consultório e consiste na injeção de medicamentos esclerosantes através de microagulhas dentro dos vasos. Este tratamento é feito em sessões, e o número de sessões varia conforme a avaliação inicial, sendo considerados localização, quantidade e tipo de vasos. O intervalo entre as sessões é de no mínimo 7 a 10 dias.

As medicações mais usadas no Brasil são a glicose a 75% e o polidocanol. A glicose tem a vantagem de não causar nenhum tipo de reação alérgica por ser uma substância naturalmente presente no corpo humano. O polidocanol é mais fluido, e por esta característica gera menos dor na aplicação. É mais potente que a glicose e indicado para casos específicos, porém tem a desvantagem de maior chance de manchas (hiperpigmentação) quando comparado à glicose, além de risco de alergia.

As aplicações são realizadas com auxílio de lupa de aumento e resfriamento concomitante da pele através de um aparelho específico com o intuito de amenizar a sensação dolorosa do procedimento. Além disso é utilizado o aparelho de realidade aumentada, o qual auxilia na identificação de possíveis veias nutrícias que são responsáveis por nutrir os vasinhos os quais não são visíveis a olho nu. Essas veias nutrícias são tratadas para que haja um resultado duradouro e menor recidiva dos vasos.

Quais os cuidados após a escleroterapia?

Este tratamento não requer repouso ou limitação das atividades diárias. Após o tratamento imediato deve-se evitar exposição dos membros ao sol para diminuir o risco de manchas.