Obstrução de Artérias Renais

O que são as artérias renais?

Artérias renais são os vasos que levam o sangue para ser filtrado nos rins. Estas são em número de duas, e saem diretamente da aorta. A aorta é a grande artéria que leva sangue rico em oxigênio do coração para todo o corpo. As artérias renais podem ser acometidas por condições que levam à sua obstrução, diminuindo a quantidade de sangue que chega ao rim.

Os rins são órgãos que exercem diversas funções essenciais do organismo: filtração do sangue, eliminação do excesso de água e sal, controle da acidez do sangue, controle do nível de eletrólitos como sódio e potássio, além de participarem do controle da pressão arterial entre outros.

Por que ocorre a obstrução das artérias renais?

A obstrução das artérias renais pode ocorrer devido a várias condições. A mais comum delas é pelo depósito de gordura (aterosclerose), da mesma forma em que ocorre em outras artérias do corpo, como nas coronárias (do coração), nas carótidas (artérias que levam sangue para o cérebro) e nas artérias de membros inferiores. Dessa forma, os mesmos fatores de risco relacionados a obstrução dessas artérias estão presentes na obstrução das artérias renais, como tabagismo, hipertensão arterial, diabetes mellitus, sedentarismo e obesidade.

Outras condições que podem causar o estreitamento ou obstrução das artérias renais são a displasia fibromuscular (doença não inflamatória que causa o crescimento anormal da parede do vaso) e o embolismo renal (quando um fragmento de trombo proveniente do coração ou de outras artérias alcançam e obstruem as artérias renais).

Quais são os sintomas da obstrução das artérias renais?

Essa condição pode não causar sintomas. Um dos principais sinais é a hipertensão arterial de difícil controle, ou seja, mesmo com o uso de várias medicações anti-hipertensivas em dose alta, não se consegue o controle adequado.

Quando não tratada pode levar à deterioração da função renal e em estágios finais, à necessidade de diálise.

Como é diagnosticada a obstrução das artérias renais?

Exames de imagem como Ultrassom Doppler, Angio-Tomografia Computadorizada e Angio-Ressonância Magnética são utilizados para o diagnóstico. Em alguns casos é necessária a realização da arteriografia, exame realizado em sala de hemodinâmica na qual é injetado contraste dentro da artéria no intuito de quantificar e localizar a estenose.

Qual é o tratamento da obstrução das artérias renais?

Em casos de estenoses (estreitamentos) que estejam causando repercussão no rim, está indicada a desobstrução da artéria acometida.

O tratamento é realizado principalmente através da técnica endovascular, ou seja, a angioplastia da artéria renal. Em casos de obstruções longas é necessária a cirurgia aberta com a realização de uma ponte de veia transpassando o segmento acometido.

Tratamento Endovascular para Obstrução das Artérias Renais – Angioplastia

Esta é a técnica utilizada na maioria dos casos de estenose / obstrução das artérias renais. Através de um acesso à distância (pelo braço ou pela virilha), é introduzido um balão de pequenas dimensões na ponta de um cateter. Este balão é insuflado dentro do local estreitado, com o objetivo de abrir a artéria. Em alguns casos é necessária a colocação de stent – dispositivo metálico – para a manutenção do local tratado aberto. Dessa forma o sangue para o rim é restituído.