A artéria poplítea é a artéria que passa atrás do joelho. É a continuação da artéria femoral superficial da coxa e é responsável por gerar as artérias que levam sangue ao pé.
Assim como qualquer outra artéria, esta também pode se dilatar. É muito comum a associação do aneurisma da aorta abdominal e o aneurisma da artéria poplítea, sendo que quando um paciente apresenta um tipo de aneurisma o outro deve ser sempre investigado.
Fatores que contribuem para o surgimento do aneurisma da artéria poplítea são: predisposição genética, aterosclerose, hipertensão arterial e tabagismo. Assim como o aneurisma da aorta, a doença é mais frequente em homens acima dos 60 anos de idade.
O aneurisma da artéria poplítea é muitas vezes assintomático, especialmente nas fases iniciais da doença em que a dilatação não é grande. Pode ser identificado durante o exame físico vascular, no qual o cirurgião vascular percebe uma pulsação aumentada atrás do joelho.
Uma vez levantada a suspeita, o primeiro exame a ser realizado é o Ultrassom Doppler Arterial dos membros inferiores. Neste exame é possível visualizar o aneurisma, medir seu diâmetro e avaliar o fluxo de todas as principais artérias dos membros inferiores. A depender do aneurisma, exames mais específicos como a Angio-Tomografia Computadorizada são realizados para programar a cirurgia.
Diferentemente do aneurisma da aorta, o principal risco associado ao aneurisma de poplítea não é a rotura, mas sim a trombose. O aneurisma de poplítea quando trombosa (ou seja, quando é obstruído por coágulos de sangue) de forma aguda leva à interrupção da irrigação sanguínea para a perna e o pé. Este é um quadro muito grave, com alto risco de perda de membro caso não seja realizada a cirurgia de emergência para restaurar a circulação e corrigir o aneurisma. Neste caso os sintomas na perna (do joelho para baixo) e no pé são: dor forte, palidez, diminuição da temperatura e formigamento. Com o passar das horas pode aparecer a cianose (ou arroxeamento dos dedos dos pés) bem como enrijecimento da musculatura e perda da sensibilidade.
Quando esta trombose vai ocorrendo lentamente, ao longo dos meses ou anos, o membro vai desenvolvendo a chamada "circulação colateral", que são novos vasos que vão irrigar abaixo do local obstruído. Nessa situação o quadro clínico é semelhante à Doença Arterial Obstrutiva Periférica, na qual os sintomas iniciais são dor para caminhar, passando com o tempo para dor de repouso e por último desenvolvendo as feridas e gangrenas na perna ou no pé.
Outros possíveis sintomas relacionados a um aneurisma de poplítea são: abaulamento pulsátil atrás do joelho e/ou na face interna da coxa próxima ao joelho; inchaço da perna devido à compressão venosa que o aneurisma pode causar quando muito grande; dor ou desconforto local.
Existem duas técnicas para tratamento do aneurisma de poplítea: a técnica Endovascular, ou minimamente invasiva, na qual uma endoprótese é colocada no local do aneurisma, e a técnica aberta, na qual são realizados a ligadura do aneurisma e um enxerto (ou "bypass") para restaurar a circulação. Cada caso é estudado individualmente para que a melhor técnica seja escolhida.
A Dra. Nayara Cioffi Batagini é médica Cirurgiã Vascular com especialização em Cirurgia Endovascular.
Agende uma consulta e cuide de sua saúde.
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 155
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 09h às 18h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 09h às 18h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 155
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
12 Comentários
Bom dia ! Eu tô com trambose a mais de três anos eu sinto muitas dores por trás do joeilho dores forte descendo para os pés, isso é oque?
Por favor minha ajuda
Suely, apenas após uma avaliação completa para ser possível identificar a causa da sua dor.
Dra Nayara eu fui fumante e perdi uma perna doenca de buerger parei de fumar gostaria de saber se corro o risco de perder a outra obrigado
Moisés, os efeitos do cigarro podem ficar a longo prazo. Você precisa de um acompanhamento com uma Cirurgiã / Cirurgião Vascular para que todas as medidas sejam feitas para evitar essa complicação!
Tenho essa pulsação atrás do joelho esquerdo e de vez em qdo em outros lugares da mesma perna,com a coxa.Sinto formigamento nela qdo dobrada por um tempo maior… O q pode ser?
Ana Paula, faça uma avaliação vascular! Entre em contato conosco se desejar agendar uma consulta: (11) 94460-7931 / (11) 3129-7100.
Dra estou com dor do lado de dentro das pernas atrás do joelho, as vezes foi a direita mas a que mais me incomoda é a esquerda… minhas pernas do joelho para baixo tem inchado bastante e principalmente a direita, percebo coloração avermelhada principalmente quando desincha e embaixo do calcanhar proximo a sola do pé está como fosse sangue ou vasos sanguíneos, estou bem acima do peso, me orienta por favor
Claude, só com avaliação completa do seu caso para conseguir dar uma orientação adequada.
Oi. boa tarde,, meu pai tem aneurisma poplitea nas pernas por favor mim responda existe a possibilidade de a pessoa perde as pernas?
Josilene, aneurisma de poplítea quando trombosa (ocluir) de forma aguda pode sim ter risco de perda de membro. Por esse motivo é tão importante uma avaliação e tratamento vascular precoces.
minhas pernas ficam pulsando na parte traseira e meus pes ficam roxos e gelados e sinto formigamento quase todos os dias, devo me preocupar?
É indicada uma avaliação com uma médica/o vascular! Estou à disposição caso queira agendar uma consulta.