Os rins são órgãos de coloração vermelho-escuro, em forma de feijão e que estão localizados na região posterior do abdômen, na região lombar, ao lado da coluna vertebral. São responsáveis por funções importantes como filtrar o sangue e remover substâncias nocivas do corpo, como amônia, ureia e ácido úrico, além de fazer a regulação de alguns hormônios, balancear os fluidos corporais e formar a urina.
Os rins são irrigados com sangue rico em oxigênio pelas artérias renais e o retorno do sangue de volta ao coração é feito através das veias renais, as quais se desembocam na veia cava inferior que terminará no coração. A veia renal esquerda passa entre a artéria mesentérica superior (ramo da aorta) e a aorta no seu trajeto em direção à veia cava. Já a veia renal direita tem um trajeto direto até a veia cava.
A Síndrome de Quebra-Nozes, ou originalmente Síndrome de Nutcracker, ocorre quando há a compressão da veia renal esquerda entre a artéria mesentérica superior e a aorta. Este pinçamento diminui o retorno venoso do rim esquerdo, levando a uma sobrecarga e consequente hipertensão venosa da veia renal esquerda e de seus ramos. Um dos principais ramos da veia renal esquerda é a veia gonadal esquerda, a qual drena as gônadas localizadas na pelve. Com a dificuldade de passagem do sangue em direção à veia cava, esses ramos se dilatam e o rim fica congesto. A dilatação da veia gonadal esquerda pode levar às varizes pélvicas nas mulheres e à varicocele nos homens.
Esta compressão é na maioria das vezes congênita. Em outros casos o desenvolvimento da doença pode ocorrer devido a mudanças abdominais, como alteração na quantidade de gordura visceral.
Algumas condições e interferências externas podem potencializar as chances de desenvolver a Síndrome de Quebra-Nozes, tais como:
Em muitos casos os pacientes são assintomáticos. Os sintomas surgem com mais frequência entre os 20 e 30 anos, todavia também podem iniciar em idades mais avançadas.
Os principais sintomas são:
Pode ocorrer o aparecimento das varizes pélvicas nas mulheres e varicocele nos homens.
O diagnóstico é feito através de exames de imagem como a Angio-Tomografia Computadorizada ou a Angio-Ressonância Magnética. Exames laboratoriais de urina e de sangue podem auxiliar no diagnóstico.
Em alguns casos é necessário o exame de Flebografia com Ultrassom Intravascular, no qual injeta-se contraste no local do estreitamento e usa-se o ultrassom por dentro do vaso para quantificar a obstrução.
Para indivíduos assintomáticos o tratamento é clínico. Se os sintomas são leves, o quadro pode ser observado pois muitas vezes os sintomas melhoram ou desaparecem com o tempo.
Para pacientes muito sintomáticos o tratamento cirúrgico está indicado. Existem algumas opções de tratamento:
Cada caso é analisado individualmente para que a melhor técnica cirúrgica seja escolhida pesando todos os riscos e benefícios.
A Drª Nayara Cioffi Batagini é graduada em Medicina, tem especialização em Cirurgia Vascular e Endovascular e Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP).
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 155
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 09h às 18h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 09h às 18h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 155
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
56 Comentários
eu tenho síndrome de quebra nozes e varizes pélvica tenho medo mas tenho mas fé em Deus me ajude me respondendo se eu posso morre á qualquer momento.
Luzia, essa síndrome não provoca morte súbita, mas podem provocar complicações. Faça acompanhamento com uma cirurgiã / cirurgião vascular.
Oi Dr. Nayara sofro dessa doença nutcracker. (Quebra nozes) queria saber se voce pode me ajudar?
Boa tarde, Solani! Claro, estou à disposição. Por favor entre em contato com minha clínica e venha para uma avaliação. Será um prazer atendê-la!
Boa noite!
Minha filha tem 18 anos e toma injeção para não engravida, ela está com essa (quebra nozes)
Isso pode ter ocorrido por causa da injeção que ela toma todo mês?
Adriana, a Síndrome de Quebra-Nozes é uma alteração anatômica, e não acontece devido ao uso de hormônios. De qualquer forma, ela precisa de um seguimento Vascular.
Estamos à disposição!
Boa tarde! Quem tem a síndrome quebra nozes pode ter alguma complicação na gravidez por este motivo? Obrigada!
Maria Helena, depende da gravidade da síndrome. Casos em que a compressão da veia renal é grave podem ter maior risco de trombose da veia (não só durante a gestação).
Por favor dotora meu primo está a 3 meses em um hospital com essa síndrome o direito do hospital falou q não é responsável por ele pesso ajudar pra quem recorrer estamos desesperado por uma solução
Dra .Nayara vc poderia ajudar minha filha ela foi diagnósticada com a doença de quebra nozes está sofrendo muito com dor por favor ajuda minha filha onde eu encontro sua clínica aqui quem pede e uma mãe em desespero
MARLUCIA
Marlucia, nossa clínica está localizada na Bela Vista, em São Paulo. Entre em contato conosco: (11) 3129-7100 / (11) 94460-7931.
QUEM TEM ESSA DOENÇA SINDORME DE NUTCRACKER ASSOCIADA COM A SINDROME DE MAY TUNER PODE ENGRAVIDAR?
Olá, Janaina,
Muitos fatores devem ser levados em conta para responder a sua pergunta. Uma avaliação completa do seu caso pelo Cirurgião Vascular é fundamental.
Boa noite Dra. Tenho está força , com varizes pélvica e algumas dores ; sei que preciso operar mas não tive confiança no cirurgião q peguei ; e além disso tenho um aneurisma complicado ! Sou Adriana e sou do RJ.
G o staria muito de saber o q devo realmente fazer ! Hj estou sem um vascular!
Adriana Oliveira.
Adriana, se você tem varizes pélvicas e aneurisma, não há outra forma de ajudá-la se ser através de um Cirurgião ou Cirurgiã Vascular.
boa tarde dr. Nayara ,também fui diagnosticada com síndrome de quebra nozes, demorou algum tempo para a cirurgiã vascular descobrisse, pela razão do surgimento de varizes pélvicas no útero,e hemorragias constantes. Tenho vários sintomas como dor no flanco esquerdo, hemorragia(controlado pelo medico ginecologista) é que na verdade o ciclo menstrual não acontece por causa do fluxo intenso sanguíneo, suor noturno, febre, calafrios, dores de cabeça, cansaço extremo mesmo sem esforço físico, muito sono, gosto metálico, urina amarelada em virtude do medicamento DAFLON 1000MG que tomo, e também faço uso de meia de compressão desde o pé até a cintura, a mesma me faz bem, pq no começo as minhas veias do corpo estavam fracas e o uso do medicamento as fortaleceu fazendo assim que a circulação melhorasse. Contudo tenho uma vida normal, trabalho, faço faculdade, estou na fila do sus para uma cirurgia de colocada de um stent na veia do rim esquerdo, tirando o fato que meu organismo se acostuma rápido com medicamentos como (paracetamol 750mg) esse já não me faz mais efeito para a dor quando ela resolve aparecer.
quero deixar aqui o meu relato pq pesquisei muito sobre essa síndrome na internet e encontrei pouca coisa , visto que o meu diagnostico foi pq eu tive uma ma formação genética na barriga da minha mae quando estava em formação e so foi aparecer os sintomas com 33 anos de idade. não bebo, não fumo, e nem faço uso de bebidas alcoolicas e nem de drogas. Agradeço se puder me orientar se estou fazendo correto a medicação indicada.
Olá Jaqueline! Ficarei feliz em poder ajudar. Venha para uma avaliação para que possamos ver seu caso por completo e examinar. Um abraço!
Jaqueline tenho todos esses sintomas e dores intensas abdominais até as plantas dos pés
Boa noite. Eu tenho a SQN e também varizes pélvicas. Já fiz a cirurgia há três meses para embolizar as varizes e colocar o stent na veia renal. Tomo Daflon e Bissulfato de Clopidrogrel. Nas consultas de retorno feito os exames, estou bem. Mas tenho planos de engravidar. Já tenho um filho e por isso procurei um médico. Foi uma boa escolha, pois sofria com as varizes. Estou relatando pois, encontro poucas informações na internet.
Agradeço o seu relato!
Boa noite, gostaria de saber se fazer exercícios abdominais e contra indicado para quem foi diagnosticado com essa síndrome. Obrogada
Regine, não é contra-indicado.
Tenho aindrome de quebra nozes e eu assintomática, seria correto colocar um stent mesmo assiim?
Gabriele, se não há sintomas e não há acometimento renal, na minha prática faço apenas seguimento clínico. O stent pode ter muitas complicações e os benefícios do seu implante devem justificar os riscos.
Dra. Nayara, descobri a 5 anos atrás que tenho essa síndrome. Coloquei um stent e usei o xarelton por 2 anos e hoje não posso usar anticoncepcional queria saber se posso tomar o huacutan para tratamento de acne?
Faço exames de 6 em 6 e tudo está ok.
Olá Maria, converse com o cirurgião vascular que faz seu acompanhamento! Todas as medicações que você usa devem ser levadas em consideração para responder à sua pergunta. Um abraço.
Olá Dra. Fui diagnósticado com SQN por exame de RMN mas meus sintomas de dores aparecem na região frontal pélvica do lado direito. Por ser do lado direito cabe intervenção com stent? Pelas minhas leituras está relacionado com lado esquerdo. Mas minhas dores são do lado direito.
Warlen, provavelmente sua dor não tem correlação com a Síndrome de Quebra Nozes. Intervenção com stent para esta síndrome só deve ser realizada em casos muito sintomáticos e com sintomas relacionados à síndrome, pois o stent pode evoluir com complicações a longo prazo. Esta intervenção, quando realizada, é a angioplastia com stent na veia renal esquerda. Não deixe de fazer uma avaliação com um cirurgião / cirurgiã vascular.
Quais seriam as complicações?
Sabrina, as principais complicações da Síndrome de Quebra-Nozes são: aparecimento de varizes pélvicas, disfunção renal e trombose de veia renal.
Fiz um exame de tumografia do abdômen total com contraste e sentia exatamente oq vc disse, a anos muita dor no quadrante inferior direito próximo Cavidade pélvica a direita. No laudo também deu SQN mas devido a falta dessa circulação adequada causa uma congestão e repercute na dilatação das veias ovarianas de modo que aumenta a ovulação podendo gerar cistos no ovários de corpo luteo, ou cisto hemorrágicos, dentre outros, como também dilatação das veias pélvicas, entre outras ao redor do útero causando também endometriose ovariana. Tudo isso está relacionado a essa má circulação devido a artéria mesentérica superior comprimir a veia renal esquerda comprometendo o retorno desse sangue oxigenado que passa pelo rim de volta para o coração que por sua vez causa uma estase de sangue na parte dos órgãos reprodutores femininos ou masculinos e também de todos os membros inferiores.
Mas podendo ser também Doença Inflamatória Pélvica Aguda que não tem haver com a questão discutida aqui, mas que pode estar associada também junto com tudo isso, que nesse caso específico tem que fazer um rastreamento de clamídia etc para investigar possível infecção.
Enfim tudo se resolve se tomar medicação para dissolver o cisto no caso anterior ou fazer uma pequena cirurgia de laparoscopia, e também fazer uma cirurgia para resolver a questão da circulação comprometida da veia renal e com a ajuda de algumas medicações ajudará também reestabelecer já alguns vasos obstruídos e comprometidos. Grande abraço a todos.
Boa noite !
Gostaria de saber se o fato da pessoa ter essa sindrome , ela está entre as pessoas de risco do covid 19.
Olá Elaine, a Síndrome de Cockett não é fator de risco reconhecido para a COVID-19.
OI, boa tarde! Fiz a tomografia e constatou síndrome de quebra nozes, porém a dor que sinto já algum tempo é do lado direito e tudo que li fala que a dor é do lado esquerdo. A senhora poderia me dar uma explicação sobre isto? Obrigada
Os sintomas da síndrome de quebra-nozes são à esquerda. É necessária uma investigação dos motivos para uma dor do lado direito.
Olá! A 5 anos tive a primeira crise da SQN , muitas febre , dor muito forte do lado direito, cansasso, e hematuria por muito tempo, sangramento intenso na urina criando muitos coágulos. Mas os médicos na época não descobriu . Fiquei por 5 anos sentindo muita dor e sempre tendo febre. A 20 dias a trás tive outra crise e foi diaginoticado a síndrome. Ainda não conseguiram cortar o sangramento e as dores são insuportáveis. Só morfina consegue corta a dor . Não estou mais aguentando perder sangue , estou fraca , tendo cãibras nas pernas , muito sono e dores contantes .
Bom dia!
Acho que vale a pena um comentário positivo!
Acabei de fazer embolização das varizes pélvicas, com espuma e molas, porém durante o procedimento, foi constatado a SQN, o que não apareceu nas duas angiotomografias realizadas, acabei por realizar a angioplastia renal, colocação do stent, procedimento tranquilo, de rápida recuperação, fiz tem 24h e já me sinto outra pessoa! Sentia muitas dores durante meses, mas não procurei um médico, crendo que se tratava da endometriose a qual já fazia acompanhamento, mas após uma forte dor crônica, procurei minha médica ginecologista, em uma ultra-som com preparo foi constatado as varizes e fui encaminhada para o vascular, o qual já solicitou os devidos exames, e devido a quantidade de varizes e dor aguda, optou pela embolização das mesmas e pela colocação do stent. Gratidão!
Ana Carolina, fico feliz que por você estar bem! Um abraço.
Olá Dra. Nayara mais uma vez busco suas respostas tenho síndrome de quebra-nozes e várias pélvica eu não consigo consulta pelo SUS e consegui me consultar com o médico particular e ele me disse que tinha que fazer uma cirurgia usando o states mas eu vi alguns relatos dizendo que o state pode não dá certo isso é verdade? E agora doutora eu sinto muita dor no abdômen como meu coração fosse parar ou fosse sair do lugar uma dor que arde também sinto bastante dor nos pulmão isso tem a ver com a minha síndrome? Eu só tenho agradecer a Deus por a senhora me ajudar porque eu já vim de Alagoas para São Paulo em busca dessa cirurgia e não consegui por conta da covide vou retornar Alagoas de novo esse mês e tenho medo de algo mais grave me acontecer pois eu não posso pagar nenhuma consulta imagina cirurgia o médico em Maceió pediu 35.000 aí vim para São Paulo em busca de conseguir pelo SUS mas veio a pandemia não consegui nada aí só a senhora para me ajudar com as suas respostas já me tranquiliza. Que Deus lhe abençoe grandemente.
Luzia, o uso do stent na Síndrome de Quebra-Nozes precisa ser bem indicado pois pode ter complicações a longo prazo. Seu caso deve ser bem avaliado para que o melhor tratamento seja indicado. Desejo de coração que você consiga resolver seu problema e suas dores! Um abraço
olá Luiza,meu nome é Resilda,tbem tenho a síndrome,entre em contato comigo rectsouza@gmail.com
Olá Dr.Nayara bom dia tudo bem ??
Doutora eu venho sofrendo com dores intensas na perna esquerda a 6 anos mas a 3 anos atrás descobri que eu tenho a SQN as minha varizes estão bem dilatadas na virilha então nem se fala eu passava com um médico do SUS na Santa Casa de São José Do Rio Preto (SP) ele que descobriu mas nisso ele me pediu vários exames eencaminharia para outro hospital para fazer a cirurgia para por stend mas quando ia retornar nele para entregar o exames que ele pediu ele tinha saído do hospital e nisso tive que começar tudo d3 novo eu estou em uma situação que não aguento mais ficar em pé dói d+ a perna esquerda embaixo do pé sem falar que ela queima e as vezes a noite tenho febre não sei se é devido a isso e para ajudar descobri tbem a endometriose no mesmo tempo tenho endometrioma no ovário esquerdo e endometriose profunda a médica teve que entrar com anticoncepcional para amenizar minhas cólicas e sangramento será que por causa de SQN que me gerou essa endometriose com uso do anticoncepcional graças a Deus não tenho mais cólicas horríveis mas a minha dor na perna é insuportável eu tomo diosmin mas não vejo efeito nenhum e a meia até ameniza um pouco mas minha perna incha d+que não consigo usar o dia todo será que não tem outro remédio que ameniza um pouco a dor o pior que eu trabalho o dia todo em pé
Olá, sofro com dores e sangramento intenso desde meus 20 anos, hoje com 33. No começo de 2019 fui diagnosticada com varizes pélvicas e realizei a cirurgia via cateterismo para tratamento e colocação de stends. Na cirurgia, com o contraste foi diagnosticada a síndrome de quebra-nozes. O médico que fez a cirurgia na época falou que mesmo assim iria melhorar, mas não ocorreu grandes melhroas. Não tenho mais plano de saúde e ainda tenho muitas dores. Sinto dores na menstruação e na ovulação. Ele indicou a colocação do stend na veia renal também, mas tenho dúvidas quanto aos riscos. Hoje não tenho plano de saúde e o SUS (agora com COVID mesmo) praticamente impossível. Se soubesse os custos para o tratamento tentaria uma vaquinha online por exemplo… mas hoje nem dinheiro para uma consulta eu tenho 🙁
Muito obrigada, Dra, por abordar este tema. Minha filha tem a SQN com uma distância de 3mm entre aorta e MS. Tem uma constipação severa, hematuria, dor nos francos, epigastrica Pos prandial, apareceu um inchaço na virilha há algumas semanas, dor na perna esquerda e não está bem. Estivemos em vários vasculares e ninguém quer mexer. Ela menstrua 20-30 dias no mês e está perdendo peso, vomita muitas vezes após comer. A questão é que ela tem síndrome de Ehlers Danlos tipo IV, onde cirurgias são contra-indicadas e existe comprometimento do colágeno tipo 3. Apesar de tentarmos todo possível para que haja qualidade de vida, nas últimas semanas o quadro tem piorado muito. Ela está com as extremidades pretas e olheiras pretas, tem um pseudo Raynaud típico da doença de base, mas não está normal e com piora nas dores e intestino. A Dra faz teleconsulta ou teria alguém para nos indicar na região de Curitiba? Não é fácil encontrar quem compreenda a situação. Agradeço mais uma vez pelas informações e desejo tudo de bom.
Olá Dra nayara te sqn e fiz um utrassom e meu ovario esquerdo esta diminuindo pode ser por conta do quebra nozes e as varizes pélvicas? Posso engravidar?
Fabiana, ovário diminuído não é uma consequência esperada de varizes pélvicas nem de Síndrome de Quebra-Nozes.
Doutora, para pacientes assintomáticos dessa doença, sem uso de nenhuma medicação, o uso de anticoncepcional é contra indicado? Ou não há relação? Algum método contraceptivo é mais indicado para reduzir o risco de trombose (DIU, anel, etc)? Considere um paciente sem distúrbios de coagulação. Obrigada desde já. Abraços, futura colega de profissão.
Olá, Isabela, deve-se evitar uso de anticoncepcionais com estrógeno, devido ao risco de trombose da veia renal. É mais recomendável contraceptivos como o DIU. Seja bem vinda à profissão em breve!
Olá Dr fui diagnóstica também com a SQN, depois de sentir muitas dores pélvicas, infecções urinárias de repetição com uroculturas negativas, sangue na urina, febre, mal estar, vômitos, congestão pélvica, e varizes internas nas pernas. Descobrimos através de algumas RMN e TMG e ultrassom. Minha médica Vascular está ainda estudando o caso para ver qual o melhor tipo de cirurgia, por que meus sintomas pioram a cada dia que passa. Uso tramal 100mg três vezes ao dia, para as dores. Porém minhas dores sempre foram do lado direito. Isso é normal ? Fora essa síndrome, não tenho mais nada, nem tuberculose renal. Poderia me ajudar?
Vitória, em geral a SQN gera dor do lado esquerdo, devido à veia comprimida ser a veia renal esquerda. No entanto esta síndrome pode gerar sim congestão pélvica. Espero que tudo corra bem em sua cirurgia!
Dra. Nayara fui diagnosticada recentemente com síndrome de quebra nozes e gostaria de agendar uma consulta remota para uma explicação mais detalhada do meu caso e qual melhor procedimento a ser tomado. Espero contato . Obrigada.
Silvana, entre em contato conosco para agendar: (11) 94460-7931 / (11) 3129-7100. Será um prazer atendê-la!
Dra. Nayara, a síndrome pode causar inchaço na barriga?
Emagreço mas sinto sempre que minha barriga está igual de grávida.
Tuyra, isso não é comum na Síndrome de Quebra-Nozes.
Olá, Dra. Nayara, boa tarde!
Espero que tudo esteja bem com você e com os seus!
Sou Ph.D em Hipnoterapia (USA), foi procurado por uma paciente que é portadora dessa síndrome.
Sei que é uma complicação de ordem fisiológica e provavelmente não exista nenhuma causa emocional associada ao seu aparecimento. Mesmo porque, a paciente tem sobrepeso e grande acúmulo de gordura abdominal.
Todavia, me informou que possui inúmeros traumas no passado e que as dores aumentam quando está depressiva.
Obviamente, que a redução da disponibilização de dopamina e de outros neurotransmissores gera menor resiliência à dor. O que pode aparentar a percepção de agravamento da dor.
Vou iniciar o tratamento na próxima semana e, além de tratar todos os traumas (esgotarei tristezas, culpas e frustrações), também inspecionarei se existe alguma causa emocional associada. Normalmente, encontro causas emocionais apenas em doenças autoimunes (por questões óbvias).
O tratamento será ultra breve. Irei lhe informar do que pude apurar e tratar.
Um grande abraço!
Parabéns pelo excelente texto, está muito claro e esclarecedor.
Helvecio, muito interessante! Boa sorte neste caso!
Obrigada pelo elogio.