Feito o diagnóstico e a avaliação completa do paciente com varizes, o cirurgião vascular estará apto para indicar o melhor tratamento ou a melhor combinação de técnicas para o tratamento. Os métodos podem variar entre o tratamento clínico, escleroterapia e intervenções cirúrgicas, a depender do grau da doença e condições clínicas do paciente.
Leia o ARTIGO da Dra. Nayara Cioffi Batagini sobre os principais tratamentos para as varizes
Quais são os riscos da cirurgia de varizes?
Os métodos cirúrgicos tradicionais são amplamente aceitos como terapia padrão no tratamento das varizes dos membros inferiores. Mesmo sendo considerado um procedimento seguro e com resultados conhecidos, assim como em qualquer tipo de cirurgia existem riscos de complicações inerentes ao procedimento. A cirurgia de varizes é considerada de baixo risco para a maioria dos pacientes.
Complicações cirúrgicas
As complicações de uma cirurgia de varizes são raras, e em sua quase totalidade não ocorrem devido à falta de cuidados médicos, mas sim por uma reação anormal do paciente a um procedimento. Uma complicação pode ocorrer mesmo que todos os exames pré-operatórios sejam normais e não é possível prever.
As principais complicações relacionadas à cirurgia de varizes são:
Existem também consequências esperadas após a cirurgia, como hematomas (manchas roxas), enduração em locais de retirada das veias varicosas (áreas endurecidas) e formação de cicatrizes, todos quase sempre totalmente reversíveis.
A Trombose Venosa Profunda
De todas as complicações acima, uma das mais temidas é a Trombose Venosa Profunda.
O risco de trombose venosa profunda após uma cirurgia de varizes é cerca de 1%, sendo que o risco de evolução para embolia pulmonar é bem mais raro. Na maioria dos casos de trombose venosa pós cirurgia de varizes o trombo está localizado em pequenas veias da musculatura da perna, o que leva a pouco ou nenhum sintoma e tem uma evolução favorável.
Esta é uma complicação que pode ocorrer em qualquer tipo de cirurgia, e o risco é maior em cirurgias que demandam um repouso pós-operatório mais prolongado. As técnicas menos invasivas permitem que o paciente volte a andar mais precocemente e retorne mais rápido às suas atividades habituais, diminuindo assim o risco de trombose venosa profunda.
Caso o paciente em pós-operatório perceba um inchaço ou dor inesperada no membro, deve procurar imediatamente seu cirurgião para que a trombose seja descartada, ou caso confirmada, para que o tratamento adequado seja instituído.
Saiba mais sobre Trombose Venosa Profunda .
Risco x benefício
Muitas vezes as varizes não tratadas podem evoluir para complicações decorrentes da própria doença. Por isso o risco-benefício é sempre analisado para que a indicação da cirurgia seja corretamente feita.
Os riscos de uma cirurgia de varizes são muito BAIXOS e esta é considerada uma cirurgia segura. Para que a chance de complicações seja a menor possível, os pacientes são submetidos sempre à uma avaliação completa no pré-operatório, e recebem orientações detalhadas para o pós-operatório.
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 155
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 09h às 18h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 09h às 18h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 155
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
20 Comentários
Ja fiz uma cirurgia e tirei as veias doentes e voltou a aparecer posso fazer outra cirurgia
Sandro, varizes é uma doença genética, e pode surgirem novas veias doentes ao longo da vida. É possível que você precise de uma nova cirurgia. Procure um cirurgião vascular!
Boa noite. Dia 08/01 passei por acirurgia de varizes com a retirada da safena direita. Um dia depois estava tudo bem, andei até que bem sem dores para tirar as faixas, mas o médico pediu para eu usar a meia de compressão, porém quando retornei após uma semana para tirar os pontos, havia três pontos infeccionados. Estou tomando antibiótico desde o dia 08 e fazendo compressa, e comecei tomar antinflamatorio desde o dia 20/02. Estou com medo essa é a palavra, pois não consigo andar direito, repuxa minha perna, parece que puxa o nervo ao andar, está bem vermalha minha perna, e a infecção não saiu mesmo tomando antibiótico a 14 dias. Tenho muito medo pois tive TEP em 2017. E essa dificuldade de andar, queimação na perna, e dor está me amendrontando. Se puder me dar sua opinião,, agradeço doutora
Olá, Greice, se o quadro ainda persiste seu médico deve reavaliá-la. A tendência é as dores irem diminuindo gradativamente no pós-operatório!
Com uma semana já estou bem até dirigir porém o médico disse que só com 20 dias após a cirurgia . Qual o problema em dirigir fiz a cirurgia da perna esquerda
Esta é a conduta indicada pelo seu médico. Ele deve ter levado em conta o tipo de cirurgia, quantidade de varizes e outras condições. Converse com ele a respeito! Um abraço.
E qnd feita com espuma e laser, quais são os riscos ?
Malu, o tratamento com espuma para varizes é diferente de cirurgia, e é indicado em casos específicos. Os principais riscos do tratamento com espuma são manchas da pele, trombose e reação alérgica.
Boa noite fiz a cirurgia vascular dia 5 de junho retirei a safena magna da perna esquerda depois que retirei os pontos me deu uma dor terrível no qualquanha tomei muito atiflamatorio passou a dar mas sinto uma sensibilidade ao andar e não consigo colocar o pé no chão completo o meu tornozelo que incha muito ainda t o ficando muito preocupada gostaria de ter uma opinião sua doutora
Marluce, sugiro que você converse com seu médico, ele irá esclarecer suas dúvidas e está a par do seu caso!
E possível após 8 anos de cirurgia q a perna q retirou mais veias, sem ser a safanão fique mais fina? Pergunto isso pq percebo q a minha perna direita q tinha um quadro mais grave esta mais fina q a esquerda e não estou praticando atividade física.
Minha tia fez a cirurgia vascular e tirou a safena. Ha 6 dias está com febre e dor de cabeça. Hj foi no médico e ele disse q é pq está com água no pulmão por ter ficado com as pernas pra cima. Estamos num quadro de pandemia e fiquei com receio destes sintomas, gostaria de saber se é possível uma cirurgia vascular ter este tipo de complicação. Obrigada
Estou com varizes ,, feias e fortes mas tenho muito medo da cirugia com cortes é certo que é feito a Laser????
Daiane, o laser na cirurgia de varizes é utilizado para tratamento das sanefas insuficientes. As varizes superficiais são retiradas através de pequenas punções locais.
Fiz a cirurgia a uns 4 ou 5 anos, agora está aparecendo mais, tirei muitas por toda a perna e as zafenas. Estou trabalhando mais em pé, será este o motivo?
Larisse, varizes é uma doença genética e crônica, novas veias doentes podem aparecer ao longo do tempo.
Olá ! Minha amiga fez cirurgia de varizes pelo Sus já faz 2 meses .
Porém ela ainda sente o local dormente . O médico disse que isso é normal . Mas eu acho estranho .
Poderia me dizer se isso é comum de acontecer ?
Loretta, esta é uma situação que realmente pode acontecer no pós-operatório de varizes e tende a melhorar com o tempo.
Vou operar a perna esquerda e estou com muito medo já que o médico vai dar anestesia geral