Além de causarem um grande desconforto estético, as varizes muitas vezes causam sintomas como dor, edema e em estágios mais avançados, alterações na textura e coloração da pele e até aparecimento de úlceras varicosas.
Escleroterapia com espuma trata-se de um procedimento no qual é injetada na veia acometida uma medicação chamada polidocanol na forma de espuma. A depender da profundidade da veia a ser tratada, é utilizado o aparelho de ultrassom para guiar o procedimento. A espuma causa uma irritação na parede do vaso levando à formação de coágulos locais e fechamento do mesmo.
Existem várias concentrações de polidocanol (0,5% a 3%) e cada concentração é indicada para cada caso, a depender do tipo de veia, local e profundidade. Com o passar do tempo o organismo absorve os coágulos formados no local da espuma e o mesmo se torna cicatricial, resolvendo assim as varizes.
A depender da quantidade de veias, e quais as veias acometidas, são necessárias algumas sessões para o tratamento, espaçadas por no mínimo 1 semana. Existe um limite de quantidade de medicação que pode ser aplicada em cada sessão.
Após o procedimento é necessário o uso da meia elástica por alguns dias.
O tratamento de escleroterapia com espuma é indicado apenas em casos selecionados. Existem algumas complicações possíveis com este tratamento, que apesar de raras não podem ser desconsideradas, como trombose venosa profunda, flebites, embolia pulmonar e reação alérgica.
Além disso, a escleroterapia com espuma tem ainda um risco de cerca de 30% de manchas no trajeto das veias tratadas, portanto deve ser muito considerado o risco-benefício para pacientes que podem realizar a cirurgia de varizes (que trata-se do tratamento mais eficaz e duradouro) e que tenham preocupação estética.
O tratamento com espuma é bastante utilizado para pacientes idosos que tenham graus avançados de Insuficiência Venosa Crônica (como alterações de pele e úlceras varicosas) e que não tenham condições de serem submetidos à cirurgia. Pacientes obesos ou que tenham alguma condição clínica que impeçam procedimento cirúrgico também podem se beneficiar deste tratamento.
Desta forma, uma avaliação criteriosa é realizada antes da indicação de qualquer tratamento, para que a melhor técnica seja indicada.
A Drª Nayara Cioffi Batagini é graduada pela Universidade de São Paulo em Cirurgia Vascular e Endovascular, possui Doutorado pela mesma Universidade e especialização de um ano no Departamento de Cirurgia Vascular e Endovascular da Cleveland Clinic Foundation, Estados Unidos.
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 155
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 09h às 18h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 09h às 18h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 155
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
25 Comentários
O que causa varizes??? Gostaria de uma consulta com a Dra.Nayara para poder saber como me livrar das dores .
Míriam, a principal causa de varizes é o fator genético. Outros fatores também contribuem, como sedentarismo, obesidade, ficar longos períodos em pé ou sentado e uso de anticoncepcionais orais. Para agendar uma consulta, entre em contato com nossa Clínica! Estamos à sua disposição.
Bom dia. Quando é feito a cirurgia com espuma. Essas veias tratadas podem voltar a encher de sangue novamente.
Rita, sim, pode ocorrer a recanalização das veias após o tratamento com espuma, mas esta é uma situação rara.
Tenho muito desconforto nos pés e pernas e muito inchaço. Fiz aplicação com espuma e parece que piorou o inchaço. Porque será? Obrigada.
Olá, Maria Zilma, difícil respondê-la sem conhecer seu caso. Converse com seu Vascular!
Bom dia …quem já teve trombose superficial na perna pode fazer espuma?
Luciano, depende do caso, se recanalizou a trombose, qual veia foi acometida, entre muitos outros fatores que levamos em consideração.
Tenho varizes grossas um uma perna gostaria de saber se posso fazer a aplicação de espuma ???se elas vão sumir com as aplicações?
Dalma, espuma é um dos tratamentos possíveis para varizes calibrosas. No entanto apenas com avaliação para saber se esse é o melhor tratamento para o seu caso!
Boa noite,
Após a cirurgia há a possibilidade da varize retornar?
Fiz uma consulta o ano passado e o médico cirurgião vascular me disse q meu caso o mais indicado era cirurgia devido o calibre da veia,ou poderia tentar o tratamento com espuma,porém há possibilidade de manchar a pele.Fiz o doppler sem safena.
Fabiana, varizes é uma doença genética. Não é que “voltam” as varizes, mas pode ocorrer de surgirem novas veias doentes com o passar do tempo.
Gostaria de saber o preço da espuma .consulta ,e aplicação comum
Evanilde, entre em contato conosco para informações: (11) 94460-7931 / (11) 3129-7100.
Assim que eu sair do consultório, já posso ir embora andando a pé?
Olga, sim, pode andar após a aplicação de espuma.
Estou querendo fazer esse procedimento com espuma, mas está com medo de manchar . O que você acha ?
Vera, tratamento com espuma deve ser bem indicado. Existe 30% de risco de manchas.
Qual é o valor do procedimento com espuma?
Cristina, entre em contato conosco para informações: (11) 94460-7931 / (11) 3129-7100.
Dra. Minha mãe fez o procedimento da espuma ontem em.uma das pernas e sentiu muta dor 12 horas depois, ela.disse q a dor era insuportável, o medico responsável pescreveu Nimesulida, hoje está um pouco melhor. É normal sentir essa dor? Não vi nada realacionado, somente a desconforto e queimação.
Esse procedimento de espuma pode causar embolia pulmonar e trombose?
É uma complicação muito rara, mas pode ocorrer.
Existe o risco de trombose ou embolia após a aplicação de espuma nas veias?
Denize, sim, esta é uma complicação que pode ocorrer, mas é rara.