O que é embolia pulmonar?

A embolia pulmonar é a mais temida das complicações da trombose venosa profunda. Ocorre quando o coágulo se desprende da veia onde está a trombose e viaja pela circulação venosa até alojar-se nos vasos dos pulmões. Isso prejudica a circulação sanguínea dos pulmões e dependendo do tamanho do coágulo e do local em que este se aloja pode levar a graves repercussões clínicas e ser até fatal.

Apesar de mais raros, também existem casos de embolias gordurosas provocadas por traumas e fraturas, de embolias aéreas (bolhas de ar) e de líquido amniótico. Nessas situações as causas são outras, no entanto são igualmente graves e requerem tratamento médico com rapidez.

Agendar consulta

Quais são os sintomas da embolia pulmonar?

Os sintomas variam a depender do tamanho e quantidade dos coágulos e do número de bloqueios arteriais. Os principais sintomas são:

  • Dor torácica
  • Tosse repentina, com expectoração de sangue
  • Dificuldade respiratória repentina
  • Palpitações (frequência cardíaca alta)
  • Sensação de desmaio

Quais são os fatores de risco?

Como a embolia pulmonar é consequência da trombose venosa profunda, os fatores de riscos são os mesmos.

Como é feito o diagnóstico de embolia pulmonar?

Após uma avaliação clínica detalhada, o especialista deverá pedir alguns exames laboratoriais e de imagem. O principal exame realizado para o diagnóstico de embolia é a Angio-Tomografia Computadorizada. Outros exames possíveis são o Ecocardiograma Transesofágico e a Angio-Ressonância Magnética.

Como é feito o tratamento da embolia pulmonar?

O tratamento é feito com o paciente internado. Este pode ser feito com medicações anticoagulantes ou trombolíticas. Alguns casos requerem intervenção para a tentativa de dissolução do coágulo. A forma de tratamento (se clínica ou com intervenção) será decidida conforme a gravidade do caso pela equipe multidisciplinar responsável pelo paciente (envolvendo clínicos e médicos intervencionistas).

 

Horário de Funcionamento

2ª a 6ª feiras das 11h às 20h

Sábados das 08h às 12h

Consultório Dra. Nayara

Av. Angélica, 2466, Conjunto 61

CEP: 01228-200 - Higienópolis

São Paulo - SP

Para agendar no Consultório do Hospital Albert Einstein
Unidade Perdizes - Higienópolis

Ligue para: +55 11 2151-8709
Rua Apiacás, 85, 3º andar -
Perdizes, São Paulo - SP