textura-topo

Cirurgia Endovascular

Interventional cardiology. Male surgeon doctor at operation

O que é Cirurgia Endovascular?

Cirurgia Endovascular é a sub-especialidade da Cirurgia Vascular que trata as doenças vasculares por dentro dos vasos. Nesta técnica são realizadas punções ou pequenas incisões na pele por onde entram cateteres (tubos ocos de material plástico), fios guias (fios que funcionam como trilhos para os cateteres) e outros dispositivos para tratamento da doença em questão (balões, stents, endopróteses, etc). Dessa forma, para se tratar um vaso no tórax, pescoço, abdômen ou membros, realiza-se a punção do vaso à distância, usualmente na virilha ou no braço. Todo o trajeto é percorrido por dentro dos vasos, e o posicionamento dos dispositivos é realizado com auxílio de um aparelho de escopia (aparelho de Raio-X específico).

agendar-consulta-vascular

Quais doenças podem ser tratadas através da Cirurgia Endovascular?

Tanto doenças das veias quanto das artérias podem ser tratadas através da Cirurgia Endovascular.  No entanto cada caso deve ser estudado separadamente. Para várias doenças a Cirurgia Endovascular é a primeira opção de tratamento.

Dentre as doenças arteriais, destacam-se o tratamento de:

– Aneurisma da aorta
– Outros aneurismas (de artérias poplítea, subclávia, artérias viscerais)
– Doença arterial periférica
– Obstruções de carótidas
– Obstruções de artérias viscerais (renais, mesentérica, tronco celíaco, etc)

Dentre as doenças venosas, destacam-se os seguintes tratamentos:

– Insuficiência de safena em pacientes com varizes através do Laser ou da Radiofrequência
– Compressões venosas pélvicas, como Síndrome de Cockett
– Insuficiência de veias gonadais e varizes pélvicas
– Trombose venosa profunda de indicação cirúrgica
– Obstruções em fístulas arterio-venosas para diálise

Onde são realizadas as cirurgias endovasculares?

As cirurgias endovasculares são realizadas no centro cirúrgico com auxílio do aparelho móvel de radioscopia ou nas salas de hemodinâmica, que são salas cirúrgicas equipadas com aparelhos de radioscopia fixos.

Qual o tipo de anestesia realizada para esta técnica?

A depender do tipo de procedimento, é possível a realização com anestesia local. No entanto outras técnicas anestésicas – anestesia peridural, raqui-anestesia, sedação ou anestesia geral podem ser necessárias de acordo com cada caso.

salahibrida

Quais são as vantagens da Cirurgia Endovascular?

Sua principal vantagem é minimizar a agressividade cirúrgica, uma vez que não são realizadas grandes incisões. É possível diminuir o tempo da cirurgia, reduzir o tempo de internação e contar com um tempo de recuperação pós-operatória mais rápido. Assim, a técnica favorece um retorno mais rápido às atividades habituais, de lazer e de trabalho. Somos especialistas nesta técnica minimamente invasiva.