As artérias são vasos sanguíneos responsáveis por levar sangue rico em oxigênio aos órgãos e membros.
A Doença Arterial Periférica (DAP), conhecida também como Doença Arterial Obstrutiva dos Membros, é uma condição na qual ocorre o estreitamento, entupimento e endurecimento das artérias dos membros inferiores devido ao depósito de placas de gordura, a chamada aterosclerose.
O depósito destas placas de gordura dificulta a passagem de sangue para as pernas e pés, e a depender do grau da obstrução podem ser assintomáticas ou gerar morte tecidual irreversível.
Assim como outras doenças arteriais, o DAP pode ocasionar pouco ou nenhum sintoma durante longos períodos. Em muitos indivíduos, os sintomas da doença arterial periférica começam a aparecer quando o estreitamento (ou estenose) chega a 50% do lumen do vaso.
O primeiro sintoma é a chamada claudicação intermitente, que se trata de uma dor em queimação no membro inferior que surge ao caminhar. O indivíduo é obrigado a parar para se recuperar e as dores passam rapidamente. As dores surgem com mais frequência na região da panturrilha, mas também podem se manifestar nas coxas ou nádegas.
Quando a doença está mais avançada a dor aparece mesmo ao repouso.
Na fase mais avançada da doença ocorrem as feridas de difícil cicatrização que podem cicatrizar caso seja realizada a revascularização do membro.
No entanto se há necroses e gangrenas (morte tecidual) da extremidade, não é mais possível a recuperação do tecido lesado.
Os fatores de risco da doença arterial periférica incluem:
Em todos os casos deve ser realizado o tratamento clínico, com controle dos fatores de risco e introdução de medicação antiplaquetária.
Casos de dor de repouso e feridas (as chamadas lesões tróficas) devem ser submetidas à revascularização cirúrgica devido ao risco iminente de perda do membro.
A técnica cirúrgica mais utilizada é a Angioplastia, técnica Endovascular e minimamente invasiva que utiliza balões e stents para abrir os locais obstruídos, os quais são introduzidos através de uma punção na virilha.
A Drª Nayara Cioffi Batagini é graduada em medicina com especialização em Cirurgia Vascular e Endovascular pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Doutorado pela USP e especialização (fellowship) de 1,5 ano no Departamento de Cirurgia Vascular e Endovascular da Cleveland Clinic Foundation, EUA.
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 155
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 09h às 18h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 09h às 18h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 155
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
4 Comentários
Minha mãe, passou vários médico e até com cirurgião vascular, que preceitos civastatina e outro circulação, tem um machucado dedo q dói muito e não fecha, não sei mais q fazer, ela vai pronto socorro e dão Dipirona, sem plano médico, o que devo fazer?
Lara, provável que sua mãe tenha a Doença Arterial Periférica já com ferida de difícil cicatrização. É necessária a avaliação com uma cirurgiã / cirurgião vascular o mais rápido possível.
Ola Dra Nayara!
Falta de circulaçao e entupimento das veias é a mesma coisa?
Minha amiga ta cm má circulaçao, so que hj ela entou em panico porque foi comprovado que as veias estao entupidas, falei pra ela ter calma porque ja era de se esperar esse resultado pois ela ja estava cm problema de circulaçao.
Falta de circulação é um termo popular para a Doença Arterial Obstrutiva, que ocorre quando o sangue não chega bem nas extremidades devido à obstrução por placas de gordura. Isso é completamente diferente de trombose venosa, que é o popularmente conhecido “entupimento” das veias.