A aorta é a principal artéria do corpo humano, responsável pelo transporte do sangue rico em oxigênio para todos os órgãos do corpo. O aneurisma da aorta abdominal é uma dilatação desta artéria acima de 50% do seu diâmetro normal. Assim sendo, uma dilatação maior que 3 cm já é considerada um aneurisma da aorta abdominal.
Atualmente a cirurgia de aneurisma da aorta abdominal é realizada na maioria dos casos através da técnica Endovascular, que consiste em um procedimento minimamente invasivo. Através de punções ou pequenas incisões nas virilhas é introduzida uma endoprótese que é liberada no local do aneurisma, fazendo com o que o sangue passe por dentro da endoprótese e não atinja mais a parede dilatada.
Em alguns casos o tratamento endovascular não é possível devido a fatores anatômicos. Nestes casos é necessária a cirurgia aberta, na qual é realizada uma incisão no abdome e a aorta doente é substituída por uma prótese sintética, a qual é suturada acima e abaixo do local acometido. Trata-se de uma cirurgia de grande porte.
A cirurgia endovascular quando comparada à cirurgia aberta apresenta índices bem menores de morbidade e de mortalidade. Apesar de ser minimamente invasiva, como qualquer cirurgia não é isenta de riscos.
As complicações possíveis descritas deste procedimento são:
A cirurgia aberta, por necessitar de uma incisão ampla no abdome, manipulação da aorta, clampeamento da aorta para a abertura do aneurisma e substituição da área lesada por uma prótese, apresenta maior morbi-mortalidade.
As principais complicações possíveis deste procedimento são:
O aneurisma da aorta abdominal assintomático tem indicação de correção cirúrgica quando atinge um determinado diâmetro (5,5 cm nos homens e 5,0 cm nas mulheres), pois grandes estudos internacionais mostraram que a partir deste tamanho o risco de rotura é maior que o risco da cirurgia. Considerando que quando uma rotura ocorre a mortalidade é próxima a 90%, está justificado o risco-benefício da cirurgia de aneurisma da aorta abdominal a partir destes diâmetros.
A cirurgia quando bem planejada e realizada em um hospital adequado, com materiais adequados e com uma equipe capacitada apresenta ótimos resultados.
A Drª Nayara Cioffi Batagini é graduada pela Universidade de São Paulo em Cirurgia Vascular e Endovascular, possui Doutorado pela mesma Universidade com o tema em aneurisma de aorta e especialização de um 1,5 ano no Departamento de Cirurgia Vascular e Endovascular da Cleveland Clinic Foundation dos Estados Unidos.
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 155
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 09h às 18h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 09h às 18h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 155
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
35 Comentários
em 26-o4 -2018 passei por intervençao cirurgica de aneurisma de 8,5 de diametro na aorta toraxica sendo emplantado uma protese porem depois de 2 anos os rx de torax mostra um alargamento nesta area toraxica e sinto dores e pontadas do lado esquerdo quero saber se e grave ou risco de obto e se pode se redusir este alargamento quais os procedimentos tomar em relaçao a este problema sendo que eu nao tive nenhum problema no primeiro ano pos cirurgia foi um caso em que os proficionais chamava de aneurismao uma equipe medica muinto boa e com 3 dias pos operada eu pedi alta e sai da uti normalmemte andando tranquila e ate hoje fiz isso para desocupar leito para outros pelo tamanho da fila neste paiz e se estava me sentindo foi justo que deveria me cuidar mas em casa so consegui uma conçulta depois desse prossedimento com cadio vascular tenho tentado o telefone mas nao tenho resposta quero saber se e grave quais os riscos o que devo faser para me livrar dessas danos ores no peito me ajudem pelo amor de deus sou so eu e deus e ja com 68 preciso de ajuda neste meu caso obrigada maria barnabe sanches
BOA TARDE. EU TENHO UM ANEURISMA ABDOMINAL DE APROX. 7CM……NÃO FUI OPERADO, POR DIDICULDADES NO INSS, ESTOU TRATANDO COM REMÉDIOS, TYAIS COMO: ASS PROTECT, ATENOLOL, ROSUVASTATINA E METFORMINA………FIZ DURANTE UNS 8 MESES TRATAMENTO COM OZONIOTERAPIA, COM DR. COIMBRA, EM SJ DOS CAMPOS,MAS NOS EXAMES POSTERIORES NADA APRESENTOU EM REGRESSÃO……..EVITO TODO E QQR. TIPO DE ESFORÇO FÍSICO……QUAL A PORCENTAGEM DE RISCO NESTE CASO ?……qual a espectativa de vida ?…..
Engº. Kazuharu Hashimoto – 75 anos completos. moro em Mogi das Cruzes – whats:11 9 6191.9938. – engenheiro indl. aposentado……dentro de meses pretendo viver na praia de Bertioga…..
Sr. Kazuharu, um aneurisma abdominal de 7cm tem alto risco de rotura e o tratamento é cirúrgico. Infelizmente não há remédios ou outros tratamentos que levem à regressão do aneurisma. O sr. deve procurar um Cirurgião Vascular!
Boa Tarde Dra. Meu pai está com aneurisma da aorta abdominal de 9 cm, ele tem 68 anos, porém fez ponte de safena e mamária em 2018. Gostaria de saber qual a porcentagem de risco que ele tem?
Meire, um aneurisma da aorta abdominal de 9 cm tem de 20 a 50% de chance ao ano de rotura, e caso rompa, a mortalidade chega a 90%. Ele deve procurar um Vascular com urgência. Estou à disposição caso queira agendar uma consulta! Um abraço.
Tenho um aneorisma abdominal de 1,1 qual o tamanho do risco de ruptura pois estou com plano médico notre dame Intermédica q é uma porcaria de plano de saúde
Claudia, o diâmetro a partir do qual consideramos aneurisma da aorta abdominal é 3,0 cm.
Quanto custa em média uma cirurgia para a correção do aneurisma da aorta?
Jaque, custos de cirurgia dependem de muitos fatores, como técnica a ser utilizada, dificuldade técnica, número de componentes necessários para a equipe cirúrgica bem como outros fatores. É necessária uma avaliação com a Cirurgiã / Cirurgião Vascular.
Boa noita Dra Nayara. Minha mãe tem um aneurisma de aorta de 5,4 cm, contudo, ela tem 84 anos, é cadeirante, apresenta fratura de fêmur e escoliose degenerativa, tem DPOC e outras doenças pulmonares, e ainda, tem início de Alzheimer. O exame mostra as artérias bem tortuosas. Segundo o médico que apresentei os resultados, considerando o risco-benefício, opinou de que a cirurgia endovascular é bastante arriscada devido as condições apresentadas, as comorbidades, no entanto estamos falando de um aneurisma de 5,4cm. A senhora também considera o altíssimo risco?
Carla, para indicação cirúrgica de aneurisma deve-se sempre considerar a idade, comorbidades e risco cirúrgico. Pelo seu relato sua mãe tem alto risco cirúrgico e anatomia desfavorável para cirurgia Endovascular. Nesses casos realmente deve ser bem balanceado o risco da cirurgia versus o risco de rotura.
Dra, meu pai em um aneurisma abdominal de 5,7 cm, ele tem 71 anos, está se preparando para cirurgia, provavelmente pela virilha, gostaria de saber qual a probabilidade de rutura?
Luciana, um aneurisma da aorta abdominal de 5,7 cm tem de 3 a 15% de risco de rotura em 1 ano, portanto tem indicação cirúrgica.
Dra. Nayara, meu marido descobriu um aneurisma abdominal essa semana e as medidas são 4,4 x 9,70. Vamos ainda levar ao médico e de antemão já sei da necessidade da cirurgia lendo pela internet,ele tem 69 anos, com 2 atento, quais os riscos de rotura atualmente e riscos da cirurgia. Obrigada.
Maria Helena, é necessário saber o diâmetro máximo do aneurisma. Indicamos cirurgia a partir de diâmetros máximos maiores que 5,5 cm em casos assintomáticos. Obs: Provavelmente o 9,70 cm é a extensão do aneurisma, não o diâmetro máximo. Deve ser avaliado por uma Cirurgiã / Cirurgião Vascular.
Eu quis escrever stent o corretor corrigiu errado.
Boa tarde Dra. Minha mãe precisa se submeter a cirurgia de troca de aorta pois está com 0.8cm.m e tb com duas artérias comprometidas, o risco e muito grave?
Dra. A minha mãe fez a cirurgia de aneurisma endovascular, e agora ela tem sentido muito dor na barriga onde foi colocado a prótese… E também tem sentido dor nas coxas.. o que pode ser.. pedimos para o médico para fazer uma tomografia, porém vai demorar muito.
Thiago, a tomografia será importante para avaliar o caso dela.
Dra Estou diagnosticado com um aneurisma da aorta abdominal de 4 cm e estenose da aorta iliaca a esquerda ( tenho claudicacao ha 3 anos ) o diâmetro na época da aorta abdominal era de 2,6 cm . A correção cirúrgica estaria indicada ? Tenho 67 anos , não diabético. Grato .
Carlos, em geral aneurismas da aorta abdominal sem complicações são tratados acima de 5,5 cm de diâmetro máximo, no entanto é necessário também avaliar o ritmo de crescimento. Faça uma avaliação Vascular. Estou à disposição.
Fiz uma cirurgia de Aneurisma da veia horta Abdominal no dia 30 de dezembro 2019 nas clínicas,,E estou preocupada minha cirurgia foi pela virilha.Tenho medo desta enfermidade voltar , vejo que ainda tenho aquela bola dentro de mim…isto e normal…me ajude…meu telefone …011 970513889 meu nome Marli….grato
Boa noite, Meu pai fez cirurgia onde foi inserido uma prótese pois sua aorta rompeu e conseguiram soccorer á tempo, está com cirurgia bem seca, porém vaza um líquido sem cheiro e cor e não para! Pode ter alguma complicação por conta disso ou é normal? Estamos com medo de infecção… Se acontecer uma infecção como tratar?
Pablo, converse com o médico que o operou. Se a incisão foi na virilha, pode acontecer a saída de linfa. Infecções locais são tratadas com antibióticos e cuidados locais.
Olá boa tarde, meu pai tem um aneurisma da aorta abdominal de 6 cm , pressão alta e era fumante , qual o procedimento da cirurgia? Pode fazer pela virilha ?
Patricia, é necessária uma avaliação completa do caso dele principalmente com relação à anatomia do aneurisma. Para a realização do tratamento endovascular (minimamente invasivo, acesso pela virilha) é necessário ter uma anatomia viável para essa técnica.
Ola meu pai tem 65 anos , fumante e hipertenço, esta com 06 cm de aunerisma , ira fazer a cirurgia , gostaria de saber se o risco é somente na cirurgia ou depois?
Patricia, há riscos no intra e no pós-operatório, e isto depende da condição de saúde do seu pai, e das doenças que ele já tem. No entanto ficar com um aneurisma de 6 cm é alto risco de rotura. Desejo boa sorte.
Olá Doutora.
Meu marido realizou no dia 25/9/2020 uma cirurgia de aneurisma abdominal (tam 7,7 cm) aberta. A cirurgia demorou praticamente 6 horas. ele foi levado para a UTI onde esta intubado e respirando por ventilação, alimentação por sonda e esta de frauda.
Os boletins médico que recebo são: A pressão a baixa para 9/5 no momento que a sedação é reduzida (a medicação foi trocado depois de 48 h sendo que a nova irá apresentar resposta depois de 72 h), o coração esta funcionando bem, a cicatrização esta ótima; o rim apresentou um pequeno sobrecarga , mas agora esta tudo bem, pois já entramos com a medicação; o pulmão apresentou inflamações, pois ele fumou por muito tempo, mas estão medicando com corticoide. Ele continua na UTI em coma induzido.
O meu marido (Denis) esta a cima do peso 20 kg, sedentário, utiliza remédios para o coração, pressão alta.
Sei que esse procedimento demora em torno de 3h e o paciente permanece 2 dias na UTI, 1 a 2 dias no quarto e por fim alta – isso se não ocorrer nenhuma complicação, certo?
Pode explicar de um modo claro e simples as complicações que podem causar?
O que deve perguntar ao médico no momento do boletim para obter mais informações sobre o quadro dele?
Corre risco ainda de vida?
Enfim o que a Senhora poder me auxiliar serei grata.
Gislaine, espero que seu marido esteja se recuperando bem!
Olá boa tarde, meu pai tem aneurisma abdominal de diâmetro 4,5 cm e tem 67 anos e pressão alta .o risco cirurgia é alto .
Claudia, com este diâmetro se for assintomático e sem complicações ainda não há indicação cirúrgica.
Olá boa noite meu pai operou deu tudo certo está na uti, qual o risco pre operário? Com quantos dias o normal volta pra casa?
Olá Dra.
Meu pai passou pela correção do aneurisma endovascular em fevereiro de 2019, o tamanho era de aproximadamente 9cm, correu tudo bem na cirurgia, porém ele ficou paraplégico após o procedimento. Foi uma mudança Extremamente brusca para ele E para todos nós da família. A dúvida q ficou pra nós é se essa sequela seria algo q poderia ter acontecido? Teria alguma explicação?
Juliana, infelizmente esta é uma das complicações mais temidas e que podem ocorrer após correção endovascular do aneurisma da aorta. A explicação é que inevitavelmente há o fechamento de algumas artérias lombares que irrigam a medula pela endoprótese. Algumas pessoas tem mais risco de terem essa complicação.