O Aneurisma da Artéria Esplênica consiste na dilatação da artéria que vasculariza o baço. A artéria esplênica origina-se no tronco celíaco (responsável por vascularizar muitos órgãos abdominais, pois além da artéria esplênica, a artéria hepática e a gástrica esquerda também se originam deste mesmo tronco). O seu trajeto é tortuoso até atingir o baço, órgão abdominal responsável por grande parte da imunidade do organismo.
Os aneurismas da artéria esplênica são raros, acometendo cerca de 0,1 a 2% da população. A incidência é quatro vezes maior em mulheres, principalmente nas que já tiveram mais de um filho, devido a interferências hormonais e hemodinâmicas que podem alterar a parede desta artéria.
Geralmente o aneurisma da artéria esplênica é assintomático, característica comum em aneurismas, o que torna a descoberta deste quadro patológico muito difícil, exceto nos casos nos quais haja rotura. Casos de rotura se apresentam com dor abdominal e hipotensão.
A descoberta costuma acontecer durante exames de rotina como Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética realizados por outros motivos.
Casos em que se apresentem com aneurisma com dor ou aneurisma roto tem indicação de cirurgia de urgência independente do diâmetro.
Atualmente a técnica mais usada e menos invasiva para tratamento do aneurisma da artéria esplênica é a Endovascular.
Na Cirurgia Endovascular é realizada uma punção na virilha ou no braço e utilizando fios guias e cateteres chega-se até o local do aneurisma. A depender da anatomia da artéria e do aneurisma podem ser utilizados materiais de embolização para ocluí-lo (Ex. molas) e/ou stents para fechar a entrada do aneurisma. Algumas vezes são necessárias combinações de técnicas.
Alguns casos necessitam de cirurgia aberta para correção. É realizada a ligadura do aneurisma. Algumas vezes é necessária a ressecção do baço (esplenectomia).
A Drª Nayara Cioffi Batagini é especialista em Cirurgia Vascular e Endovascular, graduada pela Universidade de São Paulo (USP) com especialização (Fellowship) de 1,5 ano em um dos maiores centros de tratamento de doenças vasculares do mundo, a Cleveland Clinic Foundation, nos Estados Unidos.
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 155
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com
Horário de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 11h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Horário de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 11h às 20h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 155
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.