O cateter Port-A-Cath para quimioterapia, ou cateter totalmente implantado é uma ferramenta importante no tratamento para pacientes em quimioterapia, pois uma vez implantado, este tipo de cateter facilita a administração de medicamentos e a infusão de nutrientes ou líquidos diretamente na corrente sanguínea durante o tratamento. Além disso, este dispositivo também denominado de cateter venoso central, ou CVC, favorece a coleta de sangue para realização de exames, tornando o tratamento do indivíduo mais confortável.
A implantação de um Port pode depender das condições do acesso venoso do paciente além do protocolo de quimioterapia a ser adotado.
O cateter Port-A-Cath para quimioterapia é um dispositivo composto por um canudo longo, que fica alocado em uma veia calibrosa ligado a um reservatório subcutâneo, por onde a punção e infusão da medicação são realizadas. O dispositivo pode ficar implantado por até 5 anos, sendo necessária a lavagem mensal do cateter quando não está em uso pela quimioterapia. O cateter pode ser usado para:
A utilização do cateter Port-A-Cath na quimioterapia é recomendada quando existe a necessidade de infusões recorrentes de drogas quimioterápicas, por longos períodos. Outro motivo é o fato desses medicamentos serem tóxicos para as veias periféricas, que por isso, acabam fibrosando, tornando o uso impossível em sessões posteriores. Com isso, não há a necessidade de ficar “procurando” pela veia e tomando “várias agulhadas” para poder puncionar uma veia, facilitando o tratamento quimioterápico venoso.
Caso o paciente tenha a necessidade de implantação do Port, o procedimento deverá ser realizado em um centro cirúrgico, uma anestesia local será administrada e o procedimento pode levar até 1 hora para ser finalizado. O indivíduo pode ter alta no mesmo dia e até mesmo receber infusões de medicamentos em seguida.
O dispositivo não fica aparente, pois é implantado abaixo da pele (no tecido subcutâneo) e introduzido numa veia calibrosa, normalmente a veia cava superior. A cicatrização pode levar até 10 dias.
As maiores vantagens da implantação do cateter Port-A-Cath para quimioterapia é a sua durabilidade de até 2 mil punções, baixo índice de infecção, conforto e mobilidade do paciente, não há necessidade do uso de curativos e melhora a eficácia do tratamento, visto que que episódios frequentes de flebites, trombose venosa e necrose por extravasamento da droga não ocorrem.
Não há muitas complicações com o uso do cateter Port-A-Cath para quimioterapia, as principais são:
Contudo, quando comparado a outros tipos de cateteres, o Port-A-Cath é o que apresenta menos riscos, como infecções e trombose.
Devido à delicadeza do procedimento, contar com um cirurgião vascular experiente como a Drª Nayara Cioffi Batagini é fundamental para que todos os procedimentos pré e pós-cirúrgicos corram tranquilamente. A Drª Nayara Cioffi Batagini é graduada em medicina com especialização em cirurgia vascular e endovascular pela Universidade de São Paulo (USP) e possui vasta experiência na implantação de cateteres, além do Port-A-Cath, outros tipos como:
Agende uma consulta e cuide de sua saúde em primeiro lugar.
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 155
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
+55 11 94460-7931
+55 11 3129-7100
vascular@dranayarabatagini.com
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 09h às 18h
Sábados das 08h às 12h
Horários de Funcionamento
2ª a 6ª feiras das 09h às 18h
Sábados das 08h às 12h
Rua Dona Adma Jafet, 74, conj. 155
CEP: 01308-050 - Bela Vista
São Paulo - SP
Preencha os campos abaixo com o dia e horário da sua consulta que entraremos em contato para confirmá-la.
19 Comentários
Pode ser usado para injetar contrate no cateter port a cath?
Olá, Davi. Alguns tipos de cateter portocath podem sim receber injeção de contraste. São cateteres do tipo “power”- algumas marcas específicas possuem. Os demais tipos não são adequados para injeção de contraste e podem ser danificados ou obstruírem. Estou à disposição!
Gostaria de um auxílio…minha mãe tem port a cath e hj ela caiu no chão e bateu todo o seu lado esquerdo , pode ter acontecido algum problema com o port por ter levado essa queda??
Cristiane, a depender do impacto sobre o cateter é possível danificá-lo, no entanto apenas avaliando para saber. Espero que ela fique bem logo!
Boa noite!
Gostaria de saber se o PICC pode substituir o Port o Cath!?
Amauri, depende do motivo pelo qual o cateter está sendo usado e o tempo estimado de uso.
Bom dia. Eu li uma vez que, no banho, não se podia lavar o local do Porto a cath, que teria que fazer um curativo, mas não entendi porque, sendo que fica abaixo da pele. Poderia me explicar melhor?
Carolina, uma vez que a incisão cirúrgica da loja do port a cath esteja cicatrizada, não há problema nenhum em molhar o local e tomar banho normalmente.
Ola
A sonorização/heparinização do cateter de porth a cath deve ser em qual intervalo? a cada 30 dias, 45 dias ou 60 dias?
Luisa, a heparinização do cateter deve ser a cada 30 ou 45 dias. Alguns serviços não fazem heparinização, apenas a lavagem com soro fisiológico. De qualquer forma o cateter deve ser cuidado periodicamente.
Quanto tempo após o termino do tratamento de quimioterapia o porth a cath deve ser retirado?
Suzana, assim que liberado pelo oncologista ou o médico que está acompanhamento, quando já se souber que não será mais necessária a quimioterapia.
Existe uma necessidade diferencial para medicos optarem em colocar o PORT ou PICC?
Pelo q li o PORT é menos problematico, é mais confortante ao paciente, ñ precisa de tantos cuidados como o PICC. Apenas curiosidade pois eu uso o PORT e vejo algumas pessoas no hospital c/o PICC.
Luci, para tratamentos de longo prazo (mais de 6 meses por exemplo) o mais indicado é o portocath, pois é totalmente implantável. A PICC por ficar exteriorizada requer um cuidado local maior, e tem uma durabilidade menor que o portocath. Além disso, para escolher entre um ou outro, é necessário saber o motivo pelo qual o paciente usará o cateter.
Bom dia
Quem já está em tratamento com quimioterapia pelo Portocath pode também receber transfusão de plaquetas por ele?
Giovanni, o ideal é que o portocath seja reservado apenas para a quimioterapia, e sejam utilizado outros acessos para outras infusões.
Olá, tenho duas dúvidas, uma é sobre a probabilidade de rotação do Port—o-cath e o que fazer, pode acontecer um ano depois de implantado??? A segunda é sobre a periodicidade de heparinizacao, pois tem serviços fazendo de 90/90 dias, é seguro???
Maria de Lourdes, deslocar o portocath é uma complicação rara, mas pode acontecer. A periodicidade ideal de heparinização de 30/30 dias, no máximo 45/45 dias.
Dra Nayara boa tarde!
Existe um portcart 100% de silicone, pois minha mãe precisa colocar para tratamento de quimioterapia e tem alergia a metais. E se tem disponível no mercado para compra imediata!!!
Desde já agradeço lhe.